quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PRA TE ENCONTRAR... NO SÁBADO

Ontem a tarde estava ouvindo a Rádio Novo Tempo, aqui de florianópolis, quando começou a tocar uma música que me chamou a atenção. A cantora era Melissa Barcelos (que a propósito tem músicas lindíssimas e mesnagens maravilhosas).

A tal música se chama "Pra te Encontrar". Eis a dita cuja:



Não é novidade pra ninguém a importância que a Igreja Adventista do Sétimo Dia atribuí ao Sábado, o "dia do Senhor". E para não ficar somente nessa questão, "lei X graça", compartilho alguns pontos que me chamaram a atenção na letra da música e que, ao meu ver, não estão lá muito de acordo com o contexto bíblico:

Eu olho as horas, já passou do meio dia
Fecho os olhos e agradeço
Por criar e separar um santo dia
E em meio a tantas lutas


O enredo da música se passa em uma sexta feira, depois do meio dia. A Melissa está dando graças porque vêm chegando o "dia santo". A expectativa é grande...
Essa forma de se contar a passagem dos dias, ao por do sol, é bíblica. Com isso não tem crise.

Refrão:
Hoje é sábado
A semana acabou enfim
Hoje eu quero expressar, o prazer
Que é ter um dia pra te encontrar


Bom, ela tem prazer em um dia para encontrar o Senhor. A bíblia diz que, no
jardim do Éden, o encontro com Deus era diário, não apenas no sábado. Não existe biblicamente um dia específico para o encontro com Deus, e Deus não se restringe a nos abençoar com sua santa presença apenas em um dia da semana.


Sábado, um dia a menos pra te esperar

Sim, bem como a terça, a quarta, o domingo... ou a volta de Jesus é contada em sábados? "Atenção senhores, faltam 4.285 sábados para a volta do Messias... apertem os cintos e tenham um bom vôo".

Imagino lá no céu onde toda criação
Irá cada Sábado te adorar

Sem comentários. Até na eternidade o Senhor será louvado somente no sábado? Que mixaria de louvor o Senhor vai receber...

O sol se esconde
Um momento de alegria
A família reunida
Os amigos quero ver no céu um dia
Num grande pôr-do-sol


Essa parte até que é bonitinha. Ainda bem que é pôr-do-sol de sexta feira para sábado... caso contrário a família e os amigos estariam separados.


Tudo bem, nossos irmãos adventistas vão dizer que o "sábado" a ser esperado é o "descanso de Israel", citado em Hebreus 4:9, passagem que, aliada a muitas outras, nos lembra do sacrifício de Jesus e da paz que Ele nos traz indepedente da guarda de preceitos religiosos, e não da elevação de uma lei de Moisés sobre as demais (Sl 95:7, 118:24; Jo 19:30; Os 2:11; Cl 2:16; Is 11:10; Mt 11:28-30).

O que ocorre na realidade é uma supervalorização de um preceito religioso judaico, sobre cuja participação nós, os "não-judeus", sequer haveríamos de discutir, pois a Palavra é clara quando diz que "a lei é para o judeu". E essa exaltação à guarda do sábado é de tal forma supervalorizada que aparece com estandarte, uma bandeira no nome da "Igreja Adventista do Sétimo Dia".

Imaginemos uma "Igreja Batista da Morte das Feiticeiras", ou então "Igreja Presbiteriana da Exclusão dos Leprosos do Meio de Vós", ou ainda "Igreja Assembléia do Não Tocarás na Mulher em Ciclo Menstrual". Estranho? O nome da IASD não está muito distante dessa lógica.

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente algo que de fato preocupa.
Onde eu estudo, (Instituto Cristão) veio um rapaz querer conhecer o lugar e diante das suas possibilidades eu indiquei para ele o curso de sábado de manhã, aí vem a dita frase: Sou adventista.
A escola prepara pessoas para servir ao Senhor com excelência, mas o cara não pode se preparar pq as aulas são de sábado. E o pior, ele falou que isso seria incomodo para a liderança da igreja, e não pelo fato de guardar o sábado para o Senhor.
tenso hein?!

Leonardo de Souza disse...

POisé, é complicado mesmo. É muito bom sentir a liberdade que Cristo nos dá, e a bênção de estar com ele em todos os dias.

Postar um comentário