
Talvez ao ler o título deste post, você se assuste e possa pensar: o que tem haver Tropa de Elite 2 com a Teologia, que lição que se pode tirar do filme para as nossas vidas, onde fala sobre a Bíblia no filme, não é um filme violento e cheio de palavrões?
Vou tentar responder estas questões, mas antes você precisa ver o filme com um olhar diferente. Quem ainda não viu, tem que ver pois é extraordinário. Um filme que vale um Oscar! Mas não vou me deter aqui na qualidade do filme, mas sim na reflexão teológica que podemos fazer através deste filme.
Em Tropa de Elite 2, Nascimento, dez anos mais velho, cresce na carreira: passa a ser comandante geral do BOPE, e depois Sub Secretário de Inteligência.
Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que ao fazê-lo, está ajudando aos seus verdadeiros inimigos: policiais e políticos corruptos, com interesses eleitoreiros. Agora, os inimigos de Nascimento, são bem mais perigosos.
O Capitão Nascimento é o "herói" que o Brasil nunca teve, no estilo Batmam sem armadura, a figura messiânica que veio dar a solução a guerra do tráfico.
A figura deste personagem em Tropa de Elite 2 é parecida com alguns de nós em nossas igrejas... No início de nosso chamado (carreira) no qual decidimos servir a igreja (BOPE), sempre tivemos valores e princípios que não nos deixaríamos sair da missão para o qual fomos designado. Ao sair de nossas casas todas as manhãs, sabíamos o que iríamos enfrentar e não importava o que ia acontecer nós morreríamos por nosso chamado e por quem nos enviou.
Mas, ao passar por algumas dificuldades e por interesses de algum, sem perceber a malandragem aceitamos cargos superiores no qual agora viramos marionetes e esquecemos para o que fomos chamado. Ali valores e princípios como falar a verdade, ser sincero, amar verdadeiramente servir e jamais se render a corrupção são abalados.

Tudo isso para não ficar chato com os superiores (pastores, executivos, donos de igrejas), não perder prestígio ou poder conquistado. Acabamos nos rendendo e sem querer (ou querendo) damos forças para os corruptos desviarem os verdadeiros recursos para salvar a população. Com isso, exploram financeiramente os humildes, rasgam a fé que existia, e apresentam um outro Deus que os escraviza!
Mas no meio de tanta sujeira, ainda há esperança. Muitos ao perceber o que está acontecendo, e que estão sendo usados podem ser ousados e decidir voltar ao inicio de tudo, resgatar o primeiro amor e fazer aquilo com o qual foi realmente chamado. Resolver abrir a boca e lutar para que sistema seja mudado, a idéia não é acabar com este sistema que rouba, escraviza e mata, mas sim transformá-lo!
Muitos desistem, e não o fazem por ser o preço muito alto. Outros são mortos (espiritualmente) e abafados antes de ganharem forças para lutar pela justiça divina. Alguns fingem que está tudo bem e que ninguém está sofrendo. Ainda outros aceitam o sofrimento e se esquecem da esperança que está no verdadeiro libertador.

O filme mexeu muito comigo, mostrando-me que muitas vezes fui como o nascimento, assim como ele foi como Judas e Pedro. Por causa da pressão ou interesses, esqueceu para que foi chamado. Fiquei irado e pedi perdão a Deus por pensar em todas as vezes que menti para aumentar o meu "status" dentro de uma organização, nos momentos que recusei de orar por algum necessitado, outras vezes que falei mal de alguém por inveja, e tantas outras que deixei alguém com maior "poder" pisar em outros "menores" e até permitir que alguém afunde um trabalho por achar que são donos daquilo!
Descobri também que enquanto estou vivo, há tempo para que eu possa mudar e lutar por aquilo que Deus me chamou. Cumprir a missão no qual fui designado! Sendo justo, servo, sincero, amoroso, e independente da posição que eu alcançar (com integridade), com os superiores que eu trabalhar (outros pastores e líderes) e onde eu estiver...
Cumprirei a missão dada por Deus para minha vida,
pois missão dada... é missão cumprida!
Tiago Cata.
Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14
0 comentários:
Postar um comentário